POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SALVANDO-SE DO ESQUECIMENTO.... D. Francisco Manuel de Melo

  
                Referência aos vultos literários e outros, da nossa terra e vizinhos, de aquém e além, merecedores de memória, que se imortalizaram pelo legado artístico e, assim,  libertando-se da lei da morte não caíram no vaso do esquecimento.
                Servirá este espaço para apresentar excertos  sobre poetas, dramaturgos, romancistas, contistas, cronistas e de todos aqueles que de uma forma ou outra se dedicaram à arte da escrita, exarando sobre a visão do(s) mundo(s).

Carta de Guia de Casados de D. Francisco Manuel de Melo
                 D. Francisco Manuel de Melo, com o P. António Vieira, foi o maior escritor do nosso século XVII. Nasceu em Lisboa e teve uma existência acidentadíssima, passou largos anos no cárcere e depois foi desterrado para o Brasil. Culto e viajado, tinha conhecimento profundo das humanidades.
                Num excerto, retirado da obra em epígrafe, sobre o casamento , faz considerações que hoje consideramos anacrónicas mas que merecem uma olhadela  e são, sem dúvida, máximas e pensamentos admiráveis.
                Declara que no amor deve haver equilíbrio. Para haver paz conjugal é preciso haver harmonia no casal. É necessário terem ambos a mesma educação e a mesma ilustração. Pelo menos que o marido nunca seja menos culto que a mulher.  Vejamos algumas citações retiradas da Carta:

“Os que casam com mulheres maiores no ser, no saber e no ter, estão em grandíssimo perigo”
“...três cartas de casamento no mundo; casamento de Deus, casamento do diabo, casamento da morte. De Deus, o do mancebo com a moça. Do diabo, o da velha com o mancebo. Da morte, o da moça com o velho.
                Ele certo tinha razão, porque os casados moços podem viver com a alegria. As velhas casadas com moços vivem em perpétua discórdia. Os velhos casados com as moças apressam a morte, ora pelas desconfianças, ora pelas demasias”.

                Fica o apontamento, para mais, justifica-se a leitura da obra e perceber-se-á melhor a lógica de outrora sobre temas tão candentes.


Por Santa Marta de Portuzelo