POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Momentos com… Luis Gonzaga

Por Santa Marta de Portuzelo, no âmbito das comemorações dos 25 anos da Escola Pintor José de Brito, conversou com o Presidente da Junta que despoletou todo o processo da implantação desta escola em Santa Marta de Portuzelo.

Luis Gonzaga Parente Ribeiro Moreira, autarca eleito entre 4 de Dezembro de 1974 e 10 de Janeiro de 1990, 16 anos ao comando da Junta de Freguesia, recorda com fervor os momentos difíceis que passou para conseguir erguer uma escola desejada por várias freguesias, nomeadamente, Barroselas, Darque e Lanheses.
Relembra que todo o processo se inicia em 31 de Dezembro de 1977, sendo a cerimónia de colocação da 1ª Pedra em de Abril de 1985.
Vários constrangimentos foram sentidos durante o processo que decorreu durante 8 anos, designadamente o interesse de outros autarcas em desviarem o projecto para as suas freguesias e a morosidade do processo, que levou a vários momentos de avanços e recuos. Contudo, tinha o parecer favorável dos Conselhos Directivos das Escolas e da Câmara Municipal. Realçou o facto de ter feito um levantamento exaustivo dos dados importantes relativos à população, custos e benefícios, resultando num elogio proferido pelo Governador Civil da época, Dr. Oliveira e Silva. Acrescentou que a Escola de Samonde tinha sido iniciada no tempo da Comissão Administrativa, por volta de 1975.

Várias personalidades foram importantes no desenrolar deste processo, nomeadamente o Dr. José Henriques (Direcção Geral das Construções Escolares do Norte), Dr. Licínio Araújo (Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo), Eng. Júlio Amaral de Carvalho (Direcção Geral das Construções Escolares do Norte), Dr. Oliveira e Silva (Governador Civil de Viana do Castelo), Dr. Vitor Loureiro (Governador Civil de Viana do Castelo), Dr. Rosado Correia (Ministro das Obras Públicas), Dr. Mário Soares (Primeiro Ministro), Dr. Agostinho Amoedo de Brito, bem como outros que aqui não sendo referidos foram fundamentais para a concretização da obra.
Mencionou, também, algumas ilustres figuras Santamartenses que se revestiram de real importância na contribuição que deram, particularmente o Professor José Agostinho Fernandes Ferreira, Sr. José Augusto e o Eng. António Carvalhido, não querendo menosprezar todos os outros que prestaram a sua preciosa ajuda.
Por Santa Marta de Portuzelo