POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Com a escritora... Cristina de Carvalho


                Numa iniciativa de teor pedagógico, a Escola Básica e Secundária de Lanheses recebeu, no passado dia 22 de Fevereiro, a escritora Cristina Carvalho. É filha de Rómulo de Carvalho, mais conhecido pelo pseudónimo António Gedeão, autor de uma vasta obra literária, numa linha fundamentalmente realista e muito original, tanto no campo da poesia, mas, também com outros livros muito heterogéneos.
                Cristina de Carvalho tem “O gato de Uppsala” no Plano Nacional de Leitura, o que origina muitas deslocações, a pedido das escolas, para falar de si, da sua obra e, naturalmente, do seu pai. Assim aconteceu em Lanheses onde o auditório da Escola encheu três vezes. À noite, a sessão foi para os professores, funcionários, convidados e público em geral. Falou, realmente, de António Gedeão, de Chopin (Nocturno – O romance de Chopin), das suas obras, das influências, dos gostos, da mundividência que a caracteriza. Tratou-se de um encontro acolhedor, num espaço interessante, com um público que se desafia, num tempo em que alguns acham que isto não vale a pena.
                                                                                                              Manuel Cantamba


Por Santa Marta de Portuzelo