POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fusão/União de Freguesias?!?!





Hoje, enquanto esfolhava o Jornal Alto Minho, encontrei o seguinte excerto que me fez pensar e muito: “Os representantes de cerca de uma centena de juntas de freguesias do Alto Minho reuniram-se em Campos (Vila Nova de Cerveira) para um debate onde a reorganização administrativa e os orçamentos foram os temas dominantes. Em geral, os autarcas são contra a fusão ou extinção de freguesias, apontando outras alternativas, mas unem-se nas críticas aos orçamentos de que dispõem.

Estando de acordo com uma reorganização administrativa, os autarcas munem-se da identidade das freguesias para reprovar a fusão ou extinção das mesmas e, em alternativa, propõem, por exemplo, a associação de freguesias "mais pequenas", mantendo-se assim todos os executivos. Os autarcas defendem que são "a primeira ajuda às populações”.     
Quanto aos orçamentos das juntas de freguesias, os autarcas são praticamente unânimes nas queixas. "Não precisamos de esmolas, mas sim que sejam dadas efectivamente mais competências às juntas de freguesia e que essas competências sejam acompanhadas dos recursos necessários", disse o coordenador do Conselho Directivo de Viana do castelo da Associação Nacional de Freguesias, Manuel Marques.”

Sou apologista do velho ditado, “cada macaco no seu galho” e imaginando um pouco o que seria feito de Santa Marta de Portuzelo se isto acontecesse, sou completamente da oposição. Renego-me. Não quero ver a minha freguesia anexada às restantes, com todo o respeito às mesmas. A confusão não só reina como governa na minha mente enquanto penso nisto, procuro alimentar-me de esperanças e tento não olhar para o nosso país, como o país dos historiadores, descobridores, aventureiros loucos e até onde um cabo de vassoura pode escrever um livro ou ser um senhor engenheiro doutor.
Será que em vez de Santa Marta de Portuzelo, teríamos Santa Meadela de Portuzelo? Ou até mesmo Portuzelo Perre? Que os deuses nos acudam... Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem.

Rodrigo Parente