POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Salinas de Santa Marta de Portuzelo



Outrora muito faladas, actualmente muito esquecidas, as Salinas de Santa Marta de Portuzelo aguardam calmamente que a tão falada intervenção para a recuperação da margem direita do Rio Lima seja feita. Para quem conheceu o local e foi acompanhando a sua degradação, tem ideia das alterações já operadas pelas águas. Independentemente da causa de tão acelerada degradação, o que importa é saber para quando a tomada de medidas no terreno. Por Santa Marta de Portuzelo sabe que a intervenção em causa integra o chamado Plano de Valorização dos Serviços dos Ecossistemas da Região Biogeográfica Atlântica - VERBA, da responsabilidade da ARH do Norte, I.P. e os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Caminha e Melgaço. Este projecto, de requalificação dos meios aquáticos e ribeirinhos, de valorização paisagística, de restauração de habitats naturais e de definição de caudais nas diversas linhas de água das bacias hidrográficas dos rios Minho e Lima, prevê um investimento de cerca de três milhões de euros.
No âmbito deste projecto, estão previstas a monitorização ecológica das  bacias dos rios Minho e Lima e a definição das formas de intervenção na Veiga de Cardielos (extensão de 900 metros), nas Salinas de Santa Marta de Portuzelo (100 metros), ambas no Concelho de Viana do Castelo.

A conclusão do VERBA está prevista para o ano em curso.

Por Santa Marta de Portuzelo