POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Começou a época da lampreia

Na rota da lampreia

Vamos abordar o tema da Lampreia para além da forma como muitos de nós a conhecemos, ou seja, no prato!!!

Numa primeira fase vamos abordar a espécie (Petromyzon marinus), numa segunda fase, abordaremos a prática da captura desta espécie pelos pescadores de Santa Marta no Rio Lima e, por fim,  abordaremos a parte gastronómica.

Nome comum: Lampreia-marinha, Lampreia 
Nome científico: Petromyzon marinus (Linnaeus, 1758)
Hábitos e Habitat: A Família Petromyzontidae possui 34 espécies diferentes de lampreias, incluindo a Lampreia-marinha - Petromyzon marinus (Linnaeus, 1758).  

As lampreias são espécies muito antigas, pois a descoberta do fóssil mais antigo de uma espécie de lampreia por Robert Gess, data de há 360 milhões de anos atrás. As lampreias actuais, como a lampreia-marinha, ainda são muito semelhantes à desse fóssil, o que torna estes animais autênticos fósseis vivos.

As lampreias são seres vivos muito especiais, com características bastante diferentes dos restantes peixes. De facto, são tão diferentes, que nem são consideradas verdadeiros peixes por vários cientistas e investigadores a nível mundial. Algumas dessas características são: 1) não possuem mandíbulas; 2) não possuem barbatanas pares, somente ímpares; 3) não possuem escamas; 4) o seu esqueleto é formado por cartilagem; 5) apresentam 7 orifícios branquiais de cada lado do corpo, em vez da câmara branquial comum nos peixes ósseos.
 

continua amanhã, 6 de Fevereiro de 2011...

Por Santa Marta de Portuzelo