POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

sábado, 12 de fevereiro de 2011

E se de repente...

E se de repente Santa Marta de Portuzelo visse aumentada a sua área? E o número de habitantes? Porquê esta questão? Que sentido fará? Será necessário? Quem se juntará, e a quem? E se? E se? E se?...
São questões que de repente e, aparentemente não terão resposta imediata, mas que devemos começar a ponderar e a reflectir. O tema é a reorganização administrativa do território, não é novo, mas, por via da crise instalada, é cada vez mais falado.
O Governo e partidos colocam este tema nas suas agendas, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias também, sinal de que é actual.
Ponham a questão da seguinte forma: Santa Marta de Portuzelo anexaria a freguesia vizinha de Serreleis. Como reagiriam os nossos vizinhos de Serreleis? Talvez não lhes agradasse muito a ideia.
Ponham a questão ainda de outra forma, e se de repente Santa Marta de Portuzelo, Perre, Outeiro, Cardielos e Serreleis formassem uma super-freguesia? Como seria gerido o bairrismo ancestral de cada uma destas Terras? Onde ficaria a sede desta super-freguesia? Que vantagens teria para as populações? Etc, etc, etc…
Já agora, vale a pena pensar nisto.



Por Santa Marta de Portuzelo