POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SALVANDO-SE DO ESQUECIMENTO .... CARLOS DE OLIVEIRA

Referência aos vultos literários e outros, da nossa terra e vizinhos, de aquém e além, merecedores de memória, que se imortalizaram pelo legado artístico e, assim, libertando-se da lei da morte, não caíram no vaso do esquecimento.
Servirá este espaço para apresentar excertos  sobre poetas, dramaturgos, romancistas, contistas, cronistas e de todos aqueles que de uma forma ou outra se dedicaram à arte da escrita, exarando sobre a visão do(s) mundo(s).

CARLOS ALBERTO SOUSA LOBO de OLIVEIRA (1896-1973)


Nasceu em Santa Marta de Portuzelo, irmão de D. Cacilda Sousa Lobo de Oliveira e cunhado do Professor Arão Rodrigues de Carvalho. A sua poesia tem um cunho fortemente simbolista e saudosista. A predilecção pela natureza e pelo Minho, sua terra natal, é uma constante, sem esquecer as preocupações metafísicas próprias de um pensador.
De entre outras, salientam-se as seguintes obras: “Alegre Melancolia”; “Meditação do Tempo”; “Silêncio Fechado”;  “Noite Espiritual”.

Do Lima me parti naquele tempo,
em saudade, na manhã em flor
se dilui e nos verdes campos sonha
o esquecer-se da mágoa que há-de vir...
Outros rios passaram, outras margens
ouviram o canto do rouxinol,
outros desenhos de águas se gravaram
na memória – tecido de mim mesmo...
Ó salgueirais do Lima de Bernardes,
Ó branda queixa de Feijó, tão longe,
onde nem a Primavera nem o Outono...
Mas o rio está perto e mais a luz
do seu corpo tão brando que se espraia
no meu sonhar-me...Para além de mim,
Rio de sonho, te levantas fluido,
voo de azul por sobre margens verdes...
Tristezas tão humanas e terrenas
Me apartaram de ti, de tuas águas...
Os risos e as saudades e os luares,
as noites e as manhãs, o céu em fogo,
com o fulgor de estrelas, tardes lentas
No silêncio parado do crepúsculo,
acre perfume das marés, o vento
Que vem cheio de murmúrias canções
- tudo fechei  em mim - e não partiram...


Por Santa Marta de Portuzelo