POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

domingo, 22 de maio de 2011

Cartaz 2011 da Romaria de Santa Marta de Portuzelo


Cartaz das Festas 2011

Todos os anos no mês de Maio, a Comissão de Festas de Santa Marta de Portuzelo presenteia a nossa freguesia com a apresentação do seu cartaz. As apresentações têm sido variadas (teatro, música etc), mas o momento muito esperado surge quando todos ficamos a conhecer o cartaz.
Este ano não foi execepção: eis que aparece o cartaz, inspirado numa janela com azulejos da Casa do Souto, que é um símbolo do património da freguesia. A Igreja, um dos ícones desta terra e que aparece em forma de desenho, enquadrada com o azulejo e o riquíssimo traje de lavradeira azul, que teve origem em Santa Marta de Portuzelo, pela mão do pintor José de Brito.
“Ao falar dos trajes regionais de Santa Marta de Portuzelo, todos sabemos da existência de diversos tipos de trajes que se vestem à semana, aos Domingos e em dias de festa e depois outros que alguém intitulou de ocasionais, como é o caso do traje de Mordoma, de Noiva e o impropriamente chamado traje de Dó, ou até traje de luto, mas que de luto nunca foi. Só quem não conhece a psicologia da mulher alto-minhota que, por morte de parente próximo se veste rigorosamente de luto pesado, é que pode asseverar tal coisa. Fala-se muito que os lenços austríacos, um deles roxo deu origem ao traje azul, que preferimos chamar de traje de Lavradeira azul.
Os lenços cor de café moído, com ramagens em verde, lilás e branco.
Colete de barra preta, esverdeado na parte superior, camisa branca de linho, bordada a azul.
Avental de fundo escuro, com uma barra de flores a toda a volta, que se repete ao centro, fazendo uma espécie de divisão entre a parte superior, de riscas verticais com espinhado e a inferior de flores e folhas.
A saia de tecedura bastante complicada, apresentando os mais variados enfeites com predomínio das cores: preta, roxa, verde, amarela e branca.
Meias brancas e chinela preta.
Em 1891 o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia vieram de visita a Viana. A rainha recebeu em audiência, um enorme grupo de lavradeiras vestidas com o traje de festa vermelho com a excepção de uma que ia trajada de fato azul e que era a mais entusiástica pela novidade. Era uma rapariga da Casa da Breia onde foi tecido este lindo traje, desenhado pelo pintor José de Brito, a pedido de um velho amigo - Reitor da Breia.”
«Traje original, característico… que pela sua gravidade, pela sua elegância terna , bem merece que todo o país o admire.»
Texto de Francisco Sá

Este traje foi eternizado por Pedro Homem de Melo, com o poema:

Virei costas à Galiza;
Voltei antes para o sul…
Santa Marta! Trajo Verde…
Como o povo era poeta
Àquele trajo (tão verde!)
Deram-lhe o nome de azul…

A figurante do Cartaz é a jovem santamartense Marta Rodrigues.
A autoria do cartaz é de Félix Iglesias Llano (Belfoto) que o ofereceu à Comissão de Festas.
Parabéns pelo Cartaz e pela vossa dedicação.
           



Por Santa Marta de Portuzelo