POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

sábado, 28 de maio de 2011

Comemoração dos 71 anos da Fundação do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo





Hoje, o Grupo Folcórico da Santa Marta de Portuzelo comemora 71 anos desde a sua fundação. Estão de parabéns todos aqueles que têm trabalhado para dignificar este grupo etnográfico, valorizando a nossa terra e os Santamartenses.





O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo foi fundado em 28 de Maio de 1940 na freguesia de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.
Fez a sua primeira actuação em público na cidade de Guimarães, durante o aniversário do terceiro centenário da Restauração da Independência. Desde então, tem sido solicitado para participar em diversos festivais e romarias, quer em Portugal, quer no estrangeiro.
Este foi o primeiro Grupo Folclórico a estar presente no estrangeiro, a maior parte das vezes em representação oficial. Fez diversas digressões a Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Itália, Senegal, Finlândia, Brasil, Suécia, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos da América e Coreia do Sul.
É considerado Instituição de Utilidade Pública e está filiado no INATEL (CCD nº 3275). Foi membro fundador da Federação do Folclore Português e da Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho.
O Grupo é normalmente constituído por 50 elementos: 30 mulheres e 20 homens. Os membros do grupo demonstram grande preocupação em recolher, preservar, e divulgar os usos e costumes dos seus antepassados.

Imagem dos 70 anos do grupo:


Por Santa Marta de Portuzelo