POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher - 8 de Março

Dia da Mulher assinala-se hoje pela centésima vez quando desigualdades persistem


"Mulheres continuam a ser cidadãos de segunda"
"Embora o fosso entre homens e mulheres em matéria de educação esteja a diminuir, existem diferenças muito acentuadas no interior dos países e entre eles e demasiadas raparigas veem-se ainda privadas de escolarização, abandonam a escola prematuramente ou terminam os estudos com poucas competências e ainda menos oportunidades", afirma Ban Ki Moon.

Na sua mensagem para esta efeméride, lembra que "as mulheres e as raparigas continuam a ser vítimas de uma discriminação e de uma violência intoleráveis, com frequência às mãos do seu parceiro ou de familiares próximos". No domínio da tomada de decisões, sublinha Ban Ki Moon, "mais mulheres em mais países ocupam agora assentos nos parlamentos, mas menos de 10 por cento dos países têm uma mulher como chefe de Estado ou de governo". Para assinalar este dia, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) promove um debate sobre "o papel da igualdade entre homens e mulheres para fazer face à crise e garantir uma recuperação sustentável e justa". Segundo a OIT, "apesar dos progressos alcançados, continuam a persistir desigualdades e a igualdade entre homens e mulheres continua a ser um grande desafio". Esta organização lembra que se mantém "uma clara segregação das mulheres em sectores que se caracterizam por baixos salários, horários de trabalho longos e vínculos laborais precários".

"Existe uma percentagem muito elevada de mulheres no emprego vulnerável (51,8 por cento), situação que tem vindo a crescer depois de ter registado um declínio nos últimos 20 anos".
in, Lusa


Uma homenagem à MULHER
Por Santa Marta de Portuzelo