POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quinta-feira, 3 de março de 2011

Artigo de opinião - "O futuro da Escola de Fonte Grossa"



Sou do tempo em que se leccionava aulas na extinta Escola de Fonte Grossa. O tempo passa, a mentalidade muda, é necessário inovar e a inovação trouxe-nos o Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo, Centro Escolar esse que se encontra todo apetrechado, com uma alta sofisticação, amplos corredores, jardins, oito salas do primeiro ciclo, uma sala de usos comum, uma sala de educação de infância, um gabinete de docentes, um gabinete de atendimento aos pais, um espaço de apoio administrativo, um espaço de primeiros socorros, uma cozinha e refeitório com capacidade para 217 alunos, um alpendre coberto e um espaço de recreio e área de jogos.
A escola é a base para o futuro, é a base para a nossa relação com a sociedade, a maneira como nos formamos, a maneira como crescemos, como somos, tudo depende da nossa infância. Infância essa passada a maior parte do tempo dentro de uma escola. É esta escola, estas memórias que eu não quero ver desaparecidas, não gostaria de ver abandonado o local onde eu encontrei as minhas primeiras amizades, onde eu guardo as minhas primeiras memórias de pupilo. Por altura da Romaria de Santa Marta de Portuzelo, desloquei-me até lá para marcar a minha presença na exposição do Sr. Cantamba e senti nostalgia e saudade daqueles velhos tempos em que tudo parece fácil e não temos obrigações. Não querendo pôr de parte ou menosprezar a Escola de Samonde, também é um edíficio neste momento sem uso e sem soluções e que merece mais e melhor!
Daí a solução Junta de Freguesia me parecer o mais viável e é por ai que se pode começar, talvez mudar de malas e bagagens para a Escola e deixar a actual sede. Uma actual sede de Junta de Freguesia com fracas condições para o nome de Santa Marta de Portuzelo. Criar lá nesse novo espaço, juntamente com a nova sede da Junta de Freguesia, um espaço dedicado à leitura, uma sala de informática ao dispor de toda a população ou ainda a criação de um gabinete/escritório dedicado a este espaço, ao blogue de Santa Marta de Portuzelo, redigindo mensalmente um Jornal da Freguesia a ser distribuído.
Aguardo em breve, saber qual a decisão a ser tomada para a antiga Escola de todos nós! Tenho a certeza que todas as opiniões serão bem-vindas, por um futuro melhor para Santa Marta de Portuzelo!


Rodrigo Parente