POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sabia que... Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo

Uma das primeiras preocupações do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, desde a sua criação, foi a causa dos mais novos. Afim de lhes garantir uma vida sadia, destinaram-lhes espaços onde pudessem praticar actividades desportivas.

Incentivados pelo Pároco de então, alguns homens apaixonados pelo Ciclismo, fundaram em 01 de Janeiro de 1979 o Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, que arrancou com a secção de Ciclismo, como Grupo Federado – consta dos Estatutos do Centro Social e Paroquial, que determinam objectivos de ordem social, nomeadamente no campo desportivo.

Com o passar dos anos, viu-se crescer o entusiasmo em redor do ciclismo, sobretudo quando os seus atletas de diversos escalões pedalavam à conquista de títulos e troféus nas várias competições nacionais. Crescemos graças ao empenho dos nossos atletas e ao trabalho sério e sacrificado dos seus dirigentes, sendo a sua maior preocupação a formação de valores e desportistas, e como sequência lógica a vontade de vencer.

Fomos pioneiros na criação do Ciclismo Feminino em Portugal, com início também em 1979, tendo na altura que enfrentar inúmeros obstáculos, pois era impensável fazer alinhar ciclistas Femininos e Masculinos nas mesmas provas. Em 26 de Março de 1990, vimos coroado de êxito os nossos esforços com a realização pela primeira vez em Portugal de uma prova exclusivamente Feminina.

Em 1991, este Grupo Desportivo criou a equipa Profissional com base em Ciclistas formados das nossas Escolas, facto inédito no nosso País. Para nosso encanto e até com uma pontinha de orgulho, vemos ainda hoje Ciclistas das nossas Escolas a representarem as principais equipas portuguesas.

Ao longo destes anos de actividade, percorrendo estradas do nosso Portugal, da Europa e até de outros Continentes, podemos orgulhar-nos das inúmeras conquistas dos nossos Ciclistas aquém e além fronteiras: 40 Títulos de Campeão Nacional (36 individuais e 4 colectivos) e também a participação em Campeonatos da Europa e do Mundo, provas do Super Calendário da U.C.I. e também nos Jogos Olímpicos.

Findo este tempo e após um período de reflexão, voltamos novamente e com mais apreço aos jovens, ao seu desenvolvimento atlético, acreditando nos valores que devem ser baluarte dos desportistas. Foi então que em 03 de Março de 1998 e de acordo com as orientações da Federação Portuguesa de Ciclismo para o ciclismo de formação, críamos a Escola de Ciclismo “Ana Barros”.

Os escalões de formação continuam a ser a prioridade e base de sustentação deste projecto, que continuam a fazer do Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo a colectividade mais antiga em Portugal na prática do ciclismo.



Plantel para a época velocipédica de 2011

Benjamim
Pedro Poças

Iniciados
Cristiano Afonso
Jéssica Barros
Marco Barbosa
Marco Marques
Roberto Cardoso
Tiago Moreira

Infantis
Bruno Brito
David Barbosa
Diogo Felgueiras
Rúben são João
Tiago Lopes

Juvenis
Iúri Leitão

Cadetes
Bruno Pires
Filipe Teixeira
Francisco Araújo
Rui Torres

Juniores
Luís Carvalho
Ricardo Fernandes