POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Janeiras – a tradição

Janeiras – a tradição
O Dicionário da Porto Editora (4ª Edição) define Janeiras como “Cantigas de boas-festas por ocasião do Ano Novo”. Assim sendo, não podemos deixar de relacioná-las, com Janeiro, o primeiro mês do ano, assim chamado em honra do deus Jano (de janua = porta, entrada). Este deus ocupava um lugar muito importante na mitologia romana, sendo o seu nome invocado antes de Júpiter. Jano era o porteiro celestial, e, consequentemente, o deus das portas, que as abria e fechava, esperando-se a sua protecção na partida e no regresso. Considerado um deus dos começos, Jano era invocado para afastar das casas os espíritos funestos e não podia deixar de ser invocado no mês de Janeiro, começo do novo ano. Em sua honra aproveitariam os romanos para se saudarem uns aos outros. Parece, portanto, que as Janeiras têm origem nesses cultos pagãos, que o cristianismo não conseguiu apagar e que se foram transmitindo de geração em geração.
Em Portugal, as Janeiras, cantar as Janeiras ou “cantar os Reis” é uma tradição que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas, anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo.
Terra de tradições, Santa Marta de Portuzelo também dá cumprimento à tradição das Janeiras, através da acção de vários grupos que ao longo dos anos não a deixam morrer. Vários são os organismos que este ano andarão pelas ruas da freguesia, desejando a todos um feliz ano.
Desde o dia 3 de Janeiro que membros da festa de S. Tecla anunciam pelas ruas de Santa Marta a chegada do Novo Ano, visitarão também a cidade.
A Escola de Folclore de Santa Marta também não querendo deixar morrer esta tradição, cantará pelas ruas da Freguesia e no dia 22 de Janeiro estará na cidade de Viana do Castelo.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de Santa Marta, à semelhança dos anos anteriores, saudará os santamartenses no dia 15 de Janeiro, no final das missas e 22 de Janeiro na cidade de Viana do Castelo.
O Grupo Folclórico de Santa Marta tem por hábito cumprir esta tradição de dois em dois anos, por isso, só para o próximo ano nos presenteará com as suas cantigas.

Mais uma vez fica provado que Santa Marta é uma freguesia dinâmica e que cumpre as tradições, esperando que as gerações vindouras dêem também o seu contributo

A todos desejamos um próspero ano de 2011.

Por Santa Marta de Portuzelo