POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Ouro (3) - Brincos

BRINCOS À RAINHA OU À VIANESA
À moda da rainha, de mulher fidalga ou burguesa rica. São brincos muito elegantes e, ao contrário das arrecadas, são cópias adaptadas dos brincos e laças que apareceram em Portugal no reinado de D. Maria I.



Simplificaram-se as formas, poupando-se bastante mão de obra. Tiraram-se os diamantes, a prata (muitas dessas jóias eram em prata forrada a ouro). No local dos diamantes os ourives colocaram umas saliências em ouro facetado, (simulando essas pedras), colocando-lhe uma parte móvel a exemplo das arrecadas e acrescentando a lua, a forma arredondada, o triângulo como remate e os “SS”. São constituídos por três partes móveis, sendo o fecho de gancho por trás. Aparece a meio uma pequena argola, que é a reminiscência do suporte dum gancho supra auricular, para quando eram demasiado pesados. São conhecidos em certas aldeias por brincos “picadinhos” ou de princesa.

Para aceder à página do Museu do Ouro, clique aqui

Por Santa Marta de Portuzelo