POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cartaz da Romaria da Srª D'Agonia 2011

Aos 58 anos de actividade, Félix Iglésias, um fotógrafo de Viana do Castelo, é o autor do cartaz da Romaria d’Agonia deste ano, mas precisou de enviar 12 trabalhos para garantir a vitória no concurso. Dos 37 trabalhos que foram avaliados pelo júri, doze eram de Félix Iglésias, com vários quadros diferentes, mas o cartaz com uma jovem rapariga da Ribeira de Viana, com 17 anos e trajada de mordoma, acabou por vencer o concurso.
“Sempre pedi à Comissão de Festas que organizasse um concurso e não convidasse ninguém, porque haveria maior possibilidade de escolha”, defendeu o autor do cartaz vencedor, apresentado quarta-feira. Félix Iglésias tem 66 anos e desde os oito que “ganha dinheiro” com a fotografia, tendo sido autor, a convite da Comissão de Festas, de dois cartazes, o últimos dos quais da Romaria de 1999.
Para a edição de 2011, este fotógrafo de Viana do Castelo escolheu a avenida principal da cidade como pano de fundo, uma estreia em cartazes da festa, e uma jovem mordoma como o rosto da festa.
Marisa Cunha, de 17 anos, estudante do 12.º ano e natural da Ribeira, espaço principal da festa, dá rosto ao cartaz e garante que “desde sempre” vive aquela festa.
“É um motivo de orgulho ser a mordoma do cartaz e sei que muitas pessoas gostariam de estar no meu lugar”, confessou a jovem, habitual participante nos desfiles da Romaria mas que se estreia agora nas principais funções da festa.
“É um cartaz que traduz a beleza da festa, que tem muito a ver com as nossas gentes da ribeira, mas também a verdadeira festa nacional do Traje”, comentou José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana.
Até 2010 era responsabilidade da VianaFestas, entidade municipal encarregue da organização da Romaria d'Agonia, convidar, directamente, algum especialista, fotógrafo ou designer para elaborar o cartaz.
Esse formato foi duramente criticado em 2010, nomeadamente nas redes sociais, devido à estética do cartaz.
Ainda antes da edição anterior da festa, que leva um milhão de pessoas à cidade minhota durante três dias do mês de agosto, a VianaFestas anunciaria a realização de um concurso público para, futuramente, escolher o cartaz.
A festa deste ano decorre entre 19 e 21 de agosto e terá no facto de Viana do Castelo ser a Cidade do Vinho 2011 o tema principal, cabendo o título de presidente da Comissão de Honra à ministra da Cultura cessante, Gabriela Canavilhas.


Por Santa Marta de Portuzelo