POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A MÃE mais arrojada da Romaria de 2011



A Romaria de Santa Marta de Portuzelo é rica…
Rica no cartaz, nos Cortejos, nas variedades, na procissão, no fogo, na igreja, nas mordomas ou no seu ouro.
Poderíamos enunciar muitos aspetos que realçam a beleza e riqueza que distingue a Romaria de Santa Marta de Portuzelo de muitas outras.
Talvez muitos Santamartenses não tenham reparado num pormenor deveras ímpar. Muito menos todos aqueles que, sendo de outras freguesias, nos visitam para apreciar a nossa “chieira”, a nossa riqueza.
Todos os anos, várias famílias organizam-se, quase sempre de um ano para o outro, por forma a conseguirem ouro para preencher o peitilho da sua mordoma. São muitos quilogramas, deste metal precioso, necessários para ornamentar e embelezar os belos trajes, mantendo uma tradição de vários anos. Sabemos nós que há vários anos atrás a mordoma só levava o ouro da família. Hoje isso não acontece e cada mordoma poderá levar entre três a quatro quilos de peças variadas e valiosíssimas. Ora isto é uma preocupação para quem se mete neste trabalho. Para quem já o fez sente a satisfação do dever cumprido.
Se isto já se torna um feito ímpar o que dizer a preparar o peitilho de três irmãs. Sim três.
Neste ano de 2011 Paula Viana fez o que para muitos era impensável. As suas três filhas desfilaram imponentemente, não só em Santa Marta de Portuzelo como em Viana do Castelo, com cerca de doze quilos desse material precioso, contrariando tudo o que se apregoa a favor da segurança dos nossos bens. Isto tornou-a, talvez, na mãe mais arrojada da Romaria de 2011, demonstrando que quem faz estas coisas com coração não tem medo de nada. Parabéns à Sara, à Ana Helena e à Rita.
Por Santa Marta de Portuzelo