POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A nossa Romaria




            Não quero deixar, uma vez mais, de refletir com todos aqueles que tiverem paciência para ler o meu pensamento sobre a Nossa Romaria.
            É o sentimento de quem já viveu o momento/acontecimento em várias perspetivas, com trabalho, intensidade e alegria, mas sempre, e talvez de forma conservadora, com relevância para a componente religiosa, a parte cultural, aliás muito bem vincada na nota de abertura do programa da autoria do Pároco – Padre Valdemiro.
            Independentemente da forma de cada um sentir o momento festivo, é e será sempre fator de sociabilização, de reencontros e de solidariedade, é assim em relação a Santa Tecla, Santo António, Nossa Senhora da Silva e que culmina com a nossa grande Romaria, na qual, de forma mais ou menos explicita, surgem valores muito próprios, transmitidos através de gerações, sem que alguém os tenha ensinado, antes transmitidos por força de uma cultura interiorizada.
            Conheço e já participei em grande parte das festas e romarias do nosso Distrito, e por mais que nos pareça que é um ciclo repetitivo, com a diferença na sua dimensão, são todas bem diferentes e cada uma tem a sua especificidade, desde o religioso ao cultural ou profano.
            É nesta diferença que está a nossa riqueza e que a globalização não consegue eliminar. É este, e não só, o motivo para a rejeição da tão falada (mas pouco conhecida) reforma administrativa do poder local. A Romaria de Santa Marta é realmente singular, desde a manifestação de fé de um povo, que começa com o arranjo da Igreja e vai até à procissão, à demonstração do mais rico que há em traje, à excelência do seu folclore, ao museu vivo em exibição nos seus cortejos e a um variado número de atividades e iniciativas de entretenimento que completam a Romaria.
            Santa Marta tem excelentes condições de acolhimento, fruto do trabalho de quem se dedica de alma e coração à causa pública e de uma comissão de festas incansável no seu trabalho e briosa na sua imaginação, para que nada falte aos Santamartenses e a todos aqueles que connosco partilham a Romaria de Santa Marta.

Carlos Antunes