POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nota de Imprensa dos Encarregados de Educação - 7 de Novembro


No seguimento do processo de violência escolar que têm passado os alunos do 7ºC da Escola Pintor José de Brito, passamos a publicar a nota de imprensa que os Encarregados de Educação enviaram para os meios de comunicação social:


Santa Marta de Portuzelo, 7 de novembro de 2011

Exmos. Srs.

Os pais e encarregados de educação da turma 7ºC, da Escola EB 2,3/S Pintor José de Brito, sita em Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, gostariam de dar a conhecer o ponto da situação por eles vivida neste início de ano letivo:
No dia 3 de novembro fomos informados das medidas que a Diretora do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito pretende implementar para supostamente resolver o problema e de acordo com as indicações do diretor adjunto da DREN, Dr. Aristides Sousa, na reunião de 2 de novembro. Este acompanhamento implica que o aluno em questão esteja sempre acompanhado por um professor em todas as aulas e nos balneários, de forma a controlar as suas ações imprevisíveis.
Porém, esta medida prejudica os interesses de outros alunos, pois os professores acompanhantes foram retirados da sala de estudo e das aulas de substituição, uma vez que a DREN não disponibiliza meios humanos ou financeiros para implementar o referido plano.

Posto isto, consideramos que os princípios estipulados no Estatuto do Aluno no que concerne aos seus direitos continuam a ser desrespeitados. Os direitos são iguais, mas as necessidades são diferentes. Por isso, a escola inclusa tem obrigação de considerar todos os alunos, avaliar as suas necessidades e providenciar oportunidades para todos. A prioridade é o aluno e não a questão financeira!
Perante isto, vamos continuar a apelar às autoridades competentes uma resposta digna e responsável a esta situação.
Queremos também agradecer toda a atenção que nos dispensaram!


A representante dos Encarregados de Educação,