POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Assembleia de Freguesia

Decorreu ontem, dia 6, quarta-feira, na antiga Escola de Samonde, a Assembleia de Freguesia ordinária, na presença de todos dos elementos que a constituem, excepto o Sr. António Camelo. Os trabalhos seguiram de uma forma normal, tendo o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Hermenegildo Costa, apresentado a informação trimestral que passamos a publicar.


INFORMAÇÃO ESCRITA DO
PRESIDENTE DA JUNTA

                                                                                              Santa Marta de Portuzelo, 6 de Abril de 2011

A presente informação refere-se aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março do ano de 2011.
A Junta de Freguesia  colaborou  na construção de uma estrutura de apoio na Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito. Pontualmente a Junta de Freguesia tem dado apoio  nalguns melhoramentos levados a efeito pela Escola. A ligação à Escola Pintor José de Brito e ao Centro Escolar, sem esquecer o Centro de Formação Profissional, tem permitido, ao longo do tempo desenvolver várias iniciativas conjuntas. Salienta-se, por exemplo, durante  o mês de Março, a colaboração da JF na recolha de resíduos eléctricos e electrónicos no âmbito do Projecto Electrão. Realizou-se, no salão da JF, um baile organizado pelos alunos da Escola Pintor José de Brito, por ocasião do Carnaval. A J. F. fornece ao Centro Escolar os produtos de higiene e limpeza, assim como trata das pequenas reparações que sejam necessárias.
Está em curso um loteamento no terreno que fora da Fábrica Castelvia. Trata-se de uma urbanização de dimensão bastante significativa e trará a Santa Marta mais habitantes e mais movimento. As infraestruturas estão, praticamente concluídas, causando, como é habitual nestes casos, alguns incómodos. A Junta de Freguesia acompanha o desenrolar da obra e tem manifestado vários pareceres relativamente aos acessos e às infraestruturas do loteamento.
Foram reparadas várias calçadas em diversos pontos da freguesia: rua da Azenha, rua da Batoqueira, rua da Barrosa, rua de Santa Tecla, rua de Dentro, rua do Embarcadouro do Pinheiro e rua da Amizade.
Levou-se a efeito a pavimentação do largo da Rua das Barreiras.
Foi reinstalado o Fontanário na Linha do Vale do Lima, junto à Rua da Lamela.
Em Samonde, na Rua do Tanque, reparou-se o tanque de lavar e procedeu-se ao arranjo do espaço afim, limpeza e asseio do mesmo.
Foram executados pequenos arranjos: colocação de placas toponímicas em substituição das degradadas; substituição de sinais desgastados; reparação das cabines e bancos das paragens; reparação da entrada Junto ao restaurante Acapulco; reparações de bancos e algumas peças de parques.
Finalizou-se a introdução da conduta do GÁS. A qual abrange as seguintes ruas: Linha Vale do Lima (poente), Rua 25 de Abril, Rua da Escola, Souto de Santa Marta, Rua João Sordo, Rua Tenente Costa, Rua da Paz, Rua José Páris, Rua de Talharezes, Urbanização Capitães de Abril, Rua de Talharezes em direcção a Serreleis. Está em curso a vistoria  da obra e , também, da reposição que foi levada a efeito pelas firmas intervenientes nas ruas anteriormente referidas.
s SMSBVC em colaboração com a Junta de Freguesia procederam à infraestruturação de água nas seguintes ruas: rua da Lomba, rua da Unidade, Rua da Paz (parte).
Prossegue a limpeza da Páscoa com a limpeza das ruas e urbanizações da Freguesia.
Está em curso a pavimentação da Travessa da Chão.
Está em curso a pavimentação de um pequeno parqueamento na Rua de Samonde.
Está em curso a reparação da Ponte das Abelhoas.
Está em curso a reparação  dos candeeiros do Souto de Santa Marta.
A Agenda Cultural no mês de Janeiro privilegiou a peça de teatro Gira para o Inferno, no mês de Fevereiro houve cinema em família com os filmes Callas – diva e Robôs e em Março foi a vez  de mais uma da ida ao Sá de Miranda para a peça com Garrett no coração do Centro Dramático de Viana.
Está em curso  o XV recenseamento geral da população e o V recenseamento geral da habitação. Censos 2011. Até ao momento, 50% da população santamartense fez o recenseamento pela internet. Termina em 24 de Abril.
Na proximidade do 25 de Abril, a Junta de Freguesia associa-se à comemoração desta data, e deseja que o espírito de Abril traga, a todos, melhores dias.
Com os melhores cumprimentos.

O Presidente
                                                                    Manuel Hermenegildo Ribeiro da Costa


Por Santa Marta de Portuzelo