POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

sábado, 9 de abril de 2011

1ª Companhia de Guias de Santa Marta de Portuzelo

A 1ª Companhia de Guias de Santa Marta de Portuzelo, inserida na Associação de Guias de Portugal,é uma Associação activa e que neste momento comemora o centenário das Guias em todo o Mundo! Gostariamos de divulgar esta Associaçao Santamartense, podendo contactá-la da seguinte forma:
Neste fim de semana, a Companhia convida todos os Santamartenses a participarem na Festa comemorativa dos 100 anos de Guidismo no mundo!

Espectáculo no Teatro Sá de Miranda, dia 10, domingo, pelas 15h30, com o tema "100 anos a mudar vidas" e protagonizado por todas as Guias da região.

Artigo publicado no Jornal

As Guias fazem cem anos
Foi há cem anos que um pequeno grupo de raparigas decidiu encomendar fardas de escoteiras, vesti-las e participar no Rally do Palácio de Cristal, onde só havia rapazes.
Tendo notado a sua presença Baden-Powell perguntou-lhes o que faziam ali, desde logo as alertando para o facto de ser proibida a sua presença. As raparigas, de forma persistente pediram-lhe que criasse um Movimento também para elas, e assim se deu início a esta história que já tem cem anos.
Entre 2010 e 2012 dez milhões de Guias, espalhadas em 145 países por todo o mundo vão estar a celebrar o centésimo aniversário do Guidismo. Que está realmente de parabéns e que sob o lema "100 anos a mudar vidas" tem vindo desde 1910 a formar raparigas para serem líderes, autónomas e cidadãs universais responsáveis. Como parte das celebrações do centenário a WAGGGS (Associação Mundial das Guias) lançou três temas anuais, Plant (plantar), em 2010, Grow (crescer), em 2011 e Share (partilhar), em 2012. Serão estes os temas em que as Guias de todo o mundo vão estar a trabalhar ao longo destes três anos, mas especialmente no centésimo dia de cada ano, no dia 10 de Abril.
Em 2011, as celebrações vão ser a nível regional. Em Viana do Castelo, as guias de toda a região vão juntar-se no dia 09 de Abril, na Praça da República, para o início da actividade, que terá o seu ponto alto no dia 10 de Abril, às 15h30m, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o espectáculo "100 anos a mudar vidas" protagonizado por todas as Guias da região. Queremos desde já convidar todas as pessoas interessadas a juntar-se à nossa festa!


Por Santa Marta de Portuzelo