POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

domingo, 9 de outubro de 2011

APOIO ÀS FAMÍLIAS CANADIANAS NO DISTRITO DE VIANA DO CASTELO


O Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Canadá possui um programa de apoio às famílias canadianas que vivem no nosso país. Cada distrito terá um coordenador que assume determinadas responsabilidades em relação à comunidade onde se insere e mantém uma comunicação privilegiada com a embaixada. A região em causa é o distrito e, neste caso, o de Viana do Castelo que tem várias centenas de cidadãos canadianos.     Em Santa Marta de Portuzelo, freguesia do concelho de Viana do Castelo, há cerca de meia centena de pessoas que têm ligação, em termos de nacionalidade, com o Canadá.
Há uma preocupação, da parte deste país, para quem apresenta um BI que regista a nacionalidade canadiana, por isso há um cuidado especial em  encontrar um coordenador que assuma  de forma gratuita e desinteressada um trabalho em prol da comunidade que embora longe do Canadá, não é esquecida pelas autoridades do mesmo, pois os contactos existem e são para manter. Basta lembrar que este colaborador tem um papel de charneira logo a começar pela facilidade de contacto com a embaixada para coisas tão simples como a mudança de endereço ou telefone; ou, então, encorajar os que não estão inscritos na embaixada a fazê-lo; saber onde todas as famílias canadianas habitam e contactos para responder rapidamente em caso de urgência ou de necessidade de proteção; até o transporte para sair de alguma situação difícil é considerado, claro que se fala de situações graves; escalpelizam-se estas situações e outras para um melhor conhecimento e consequentemente um maior apoio, se eventualmente for necessário.

Há dois anos, Maria Helena da Cunha Araújo (Cantamba), foi a coordenadora de área (distrito de Viana do Castelo), agora prossegue com um papel  idêntico no apoio às famílias canadianas que residem no distrito de Viana do Castelo como vice-diretora do Departamento.
Para qualquer contacto não hesite em utilizar os endereços eletrónicos que se seguem:

Por Santa Marta de Portuzelo