POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Salinas de Santa Marta

Foi tornado público que a requalificação da margem do rio Lima na freguesia de Santa Marta de Portuzelo vai arrancar brevemente, obra que oportunamente tínhamos anunciado neste espaço (9 de Janeiro de 2012).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a ARH Norte vão requalificar a margem do rio Lima em Santa Marta de Portuzelo, estando o arranque da empreitada prevista hoje em Portuzelo e para o próximo dia 26 de março em Cardielos.
A intervenção pretende estabelecer medidas de protecção dos meios aquáticos e ribeirinhos com interesse ecológico; recuperar os habitats e as condições de suporte das espécies que conferem importância a diversos troços de linhas de água e albufeiras identificadas como áreas de elevada biodiversidade potencial; recuperar e valorizar os habitats das áreas do estuário identificadas como de interesse conservacionista; e estabelecer caudais ambientais para as diferentes linhas de água.
Em Santa Marta de Portuzelo, com um orçamento de 49 mil euros acrescidos de IVA, os trabalhos ao longo de cem metros implicam a colocação de uma camada de enrocamento na zona mais próxima do estuário, a instalação de uma manta de geocélulas (polietileno de alta densidade) e a plantação de caducifólias nas margens, para além da ripagem de zonas de caminhos, prevendo-se ainda semelhantes trabalhos de requalificação ambiental e hidráulica fluvial.

Por Santa Marta de Portuzelo