POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de março dia Internacional da Mulher

Não quisemos deixar de nos associarmos a este dia e, a melhor maneira de o fazermos, foi entrevistar uma Mulher Santamartense.
Ana Parente Ribeiro Souto, conhecida por Aninha do Souto, recebeu-nos em sua casa para uma conversa. Aqui deixamos momentos dessa conversa.
É a mulher mais velha de Santa Marta (97 anos), trabalhou toda a sua vida na padaria do Souto, local onde nasceu e viveu alguns anos, como padeira e também dedicou a sua vida à lavoura. Não teve oportunidade de estudar, tendo abandonado a escola ainda na primeira classe, mas sabe ler e escrever. Gostaria de ter sido professora, uma vez que foi catequista durante sessenta anos. Sempre gostou de estar perto das crianças, por isso ainda hoje e apesar da idade se sente respeitada, acolhida e mimada por todos.
Sempre fez o que quis e nunca se sentiu inferiorizada por ser mulher. Passou por momentos críticos da vida do país, chegando mesmo a ter que racionar o pão para poder comer, quando confrontada com o actual momento de crise, não se sente assustada, e diz que as pessoas estão a colher os frutos dos seus comportamentos egoístas, não pensando no dia de amanhã.
Deixa uma mensagem a todas as mulheres: "Guardem a pureza do corpo e da alma e assumam as vossas escolhas".
Por Santa Marta de Portuzelo agradece à Aninha do Souto a disponibilidade e amabilidade com que nos recebeu e deixa a todas as mulheres votos de um dia feliz.

Por Santa Marta de Portuzelo