POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Reforma da administração local em debate

 
O Blogue Por Santa Marta de Portuzelo, no passado dia 20 do corrente mês de Janeiro, promoveu um debate, que ocorreu nas instalações do Centro de Formação Profissional de Santa Marta de Portuzelo e contou com a presença dos Presidentes de Junta das Freguesias de Nogueira, Cardielos, Serreleis, Santa Marta de Portuzelo e Outeiro.

O debate permitiu que cada autarca manifestasse a sua opinião sobre a reforma administrativa, o trabalho que tem ou não desenvolvido em prol do Documento Verde da Reforma da Administração Local e sugestões para aplicação no futuro próximo relativas à matéria em causa.
Todos os autarcas presentes manifestaram muitas dúvidas sobre a forma como está a decorrer a fase de prelúdios, que não é considerada esclarecedora e que, tudo indica, vira-se contra as populações. Um autarca afirmou que não foi eleito para acabar com a sua freguesia. Explicou que a proximidade presente em inúmeros serviços prestados pela Junta tende a acabar. Referiu que a identidade cultural e a idiossincrasia própria de cada terra, apesar de estarem todas próximas e abertas ao mundo, nunca foi uma desvantagem, que agora poderá sofrer fortes represálias num processo de junção incongruente e injusto.
Não passou despercebido o processo de regionalização que muito poderia ajudar se eventualmente tivesse seguido em frente no passado. Não se concordou com uma reforma administrativa que apenas pretende reduzir freguesias, sendo muito redutor o caminho que está apontado, porquanto os critérios deveriam ser diferentes, conforme as regiões do país. Lembrou-se a necessidade de respeitar o poder local, conquista do 25 de Abril, e que em breve será reduzido a um mero prestador de serviços das Câmaras Municipais, as quais continuam a ver o seu poder a aumentar. Acabar com alguns municípios, até porque é aí que estão muitos sorvedouros e interesses, seria uma boa decisão. Mas a preocupação fundamental dos autarcas presentes prende-se essencialmente com o apagamento inevitável a que a freguesia que administra estará condenada por mais mezinhas que se apliquem para apaziguar e paternalmente convencer que se trata de uma reforma aceitável. Reorganizar, criar um agrupamento de freguesias, uma associação de freguesias, rentabilizar e optimizar os meios que cada freguesia dispõe colocando aos serviço das circunvizinhas, são alternativas à redução do número de Freguesias.
A intervenção do público foi relevante, de uma forma geral deram importância ao papel das Juntas de Freguesia no que concerne ao desenvolvimento local e ao apoio às populações, não esquecendo, como referiu o ex-autarca Luís Gonzaga que o êxodo para os espaços rurais e afins será cada vez maior devido às circunstâncias que afetam uma grande parte da população que terá de se socorrer da terra para sobreviver, o que traduz a necessidade de fortalecer os órgãos autárquicos para melhor operarem em prol da população.
À guisa de conclusão todos manifestaram que o mais proveitoso seria passar do “livro verde” para o “livro branco”, ou seja suspender o diploma e recomeçar. E como nunca é tarde para recomeçar ….
 
 
Por Santa Marta de Portuzelo