POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cidadão de Mérito para João Cunha




A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no passado dia 20, dia em que se comemorou os 164 anos da elevação a cidade, agraciou a título póstumo o santamartense Manuel João Gomes da Cunha, mais conhecido por João Duro, com a atribuição do galardão “Cidadão de Mérito”.

O texto de referência diz o seguinte: Artesão, natural de Santa Marta de Portuzelo, dedicou toda a sua vida à produção dos chinelos bordados que completam os Trajes Regionais, sendo um dos poucos artistas que ainda fazia este ofício de forma artesanal. Dedicou toda a sua vida à divulgação do “Trajar à Vianesa”, produzindo, com muita arte e originalidade, chinelas bordadas de forma completamente artesanal, de desenho exclusivo e único para Ranchos Folclóricos, Museus e público em geral. Faleceu em Santa Marta de Portuzelo no dia 8 de Novembro de 2011.
Pelo seu percurso, dedicação e empenhamento na preservação de uma arte que retrata os usos e costumes de uma região, tendo mantido e preservado uma atividade tão importante para a etnografia vianense, é atribuído a Manuel Gomes da Cunha, o título de “Cidadão de Mérito” a título póstumo.

João Natálio Cunha, filho do homenageado, recebeu das mãos da Presidente da Assembleia Municipal o título atribuído, tendo referido que era uma honra receber tal distinção
 
Por Santa Marta de Portuzelo