POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Entrevista a Ricardo Afonso - Romaria de 2011



Por Santa Marta de Portuzelo fez algumas perguntas ao Vice-Presidente da Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta de Portuzelo, partilhando-as com os leitores no nosso blogue.


 
Ricardo Afonso

PSMP – O que podemos esperar da Romaria de 2011?
R.A. – Podemos esperar uma Romaria na linha dos anos anteriores, com uma forte componente cultural sem esquecer a parte religiosa, que é o fundamento de todo este trabalho. Continuaremos a forte aposta nos Cortejos e devo salientar o cortejo nocturno que atrai, a cada ano que passa, cada vez mais visitantes. Este ano, o Cortejo Nocturno terá um percurso maior, de modo a que todos possam a ele assistir de forma privilegiada. O Cortejo de Sábado far-nos-á recordar os saudosos cortejos etnográficos, com temas agrícolas e algumas surpresas ligadas ao nosso folclore, que vão fazer os mais saudosistas ficar com uma lágrima no canto do olho.
É óbvio que não nos podemos esquecer do ponto alto da Romaria, que é um momento de manifestação de fé e devoção por Santa Marta. A Missa e procissão são testemunho da força desta Romaria.
Como não podia deixar de ser, o folclore fará encerramento da Romaria. Temos o 55.º Festival Internacional de Folclore, que é o mais antigo do país.
Este ano, o dia 15 de Agosto, será também de festa, com espaço para o ciclismo, para a juventude e principalmente para muito convívio.
PSMP – A crise chegou/afectou a Romaria de 2011?
R.A. – Podemos dizer que a crise fez com que a direcção da Comissão de Festas olhasse para a Romaria de uma forma mais realista. Começamos com um estudo orçamental onde a previsão de menores receitas levasse a uma menor despesa, pois nos dias que correm não podemos entrar em loucuras e desperdícios.
Como prevíamos, houve uma ligeira quebra na receita de patrocínios, mas de qualquer modo nota-se que as empresas acreditam nesta festa e continuam a apostar nela.
Relativamente aos peditórios dos lugares, a informação que nos vai chegando é que decorrem da melhor forma e que os santamartenses continuam a apoiar as festas da sua terra.
PSMP – A participação dos santamartenses é suficiente para assegurar a Romaria?
R.A. – Os santamartenses são generosos e bairristas, daí a pujança que a Romaria apresenta a cada ano que passa.
PSMP – Que mensagem deixas aos jovens santamartenses e aos santamartenses em geral para a Romaria 2012?
R.A. – Aos jovens, como Vice-Presidente mais jovem da história das comissões, digo-lhes que venham trabalhar connosco e aprender com todos os homens e mulheres que ao longo destes anos fizeram a história desta Romaria. Aos santamartenses em geral quero dizer que a Comissão de Festas tem as portas abertas a todos e às ideias de todos, pois o objectivo é fazer com que esta Romaria continue a crescer a cada ano que passa.
PSMP – A Comissão de festas está em renovação. Está assegurada essa renovação?
R.A. -  De há alguns anos a esta parte que se tem privilegiado a perspectiva de continuidade sem quebras abruptas nas Direcções da Comissão de festas. Neste contexto acho que será sempre assegurada a renovação com uma mescla de experiência e sangue novo, que tão bem tem feito à nossa Romaria, não a deixando cair no marasmo.

Por Santa Marta de Portuzelo