POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

domingo, 7 de agosto de 2011

Artigo de Opinião - Santa Marta

Em tempo de crise económica e financeira, Santa Marta vai proporcionar, mais uma vez, o encontro e reencontro de santamartenses, de amigos e de muitos que visitarão esta linda comunidade, devidamente adornada por incansáveis homens e mulheres que, ano após ano, proporcionam o orgulho de todos os que nasceram ou adoptaram esta terra como sua.
Entre festas, romarias e eventos em que o nosso Minho é rico, no segundo fim-de-semana de Agosto de cada ano, destaca-se a nossa romaria, momento de veneração à Padroeira, mas também de diversão, cultura e lazer.
Do colorido dos fatos à nobreza das mordomas, em que o sol dá brilho ao fato e beleza aos lindos rostos.
Das exposições aos cortejos em movimento, “mostruário” que todos os anos se renova pelas mãos e imaginação de criadores apaixonados.
Do Festival de Folclore, encontro de gerações e culturas em que num mundo cada vez mais global, permite afirmar que efectivamente “somos todos iguais na diferença”, aos bombos, fanfarra, banda de música, momentos de entretenimento, foguetes, carrossel, farturas, brinquedos, barulho, enfim o arraial.
Da imponente Igreja em que sobressai a sua decoração harmoniosa, onde as flores complementam o saber e tacto de mulheres, que ano após ano dão brilho à grande razão de ser da romaria – Santa Marta. E a veneração da sua Padroeira, por parte de milhares e milhares de visitantes e devotos no momento solene da procissão, em que os carros com os coros das virgens entoam cânticos de louvor a Marta e Madalena.
É neste ambiente de fé, cultura e diversão, que entre os dias 12 e 15 de Agosto decorrerá a romaria de Santa Marta. São muitos aqueles que trabalham, para que no dia e hora nada falte, todos se sintam bem e a romaria atinja o brilhantismo a que nos habituou.
É com apreço e com um sentimento de gratidão que devemos ter presente a dedicação dos responsáveis pela nossa romaria.

Carlos Antunes


Por Santa Marta de Portuzelo