POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ESPERANÇA NO FUTURO

Cada homem é diferente, é único, mas somos todos iguais, é assim na cor da pele, na dor e na alegria, na riqueza e na pobreza, mais solidários e generosos ou fechados no nosso egoísmo.
É assim a vida, é assim a sociedade, em que a “justiça” é injusta ao tornar muito diferente aquilo que à partida é igual, é verdade que foi sempre assim, embora hoje esse sentimento seja mais forte, pelas circunstâncias em que vivemos, em que muitas famílias não têm o mínimo essencial para uma vida digna que lhe permita a nível emocional o equilíbrio indispensável para que se sinta feliz.
Do escritor Francês Georges Braque, cito “a verdade existe, apenas se inventa a mentira”, não valerá a pena esconder o que é evidente, saber partilhar do pouco (ou muito) que temos, quer em termos materiais, sempre muito importante mas também em termos de companhia, porque a solidão, é em muitas situações, muito mais penosa, que a questão material.
E aqui não resisto a mais uma citação, esta do Dr. Bagão Felix “a medida moral da política e da economia passa muito pelo modo como são tratadas as crianças e os mais velhos”.
Sem esquecer que nada é igual para todos, vamos procurar viver a quadra natalícia em festa familiar, em que o frio do Natal junta as famílias à volta da lareira e da mesa em alegres convívios, em que o mais importante não é o recheio das travessas nem a troca de presentes. Mais importante que o presente é o momento de partilha e o testemunho do carinho e do amor que uns sentem pelos outros.
Que no imaginário de cada um continue a figura generosa do Pai Natal e da estrela que nos orienta como a grande razão de ser da festa natalícia – o nascimento do menino Jesus.
É com este espírito de racionalidade em relação ao momento que desejo a todos um Feliz e Santo Natal e que 2012 vá de encontro àquilo que cada um anseia e permita aos portugueses ter esperança no futuro.
 
Carlos Antunes

Por Santa Marta de Portuzelo