POR SANTA MARTA DE PORTUZELO

Por uma sociedade mais participativa e mais informada. Se quiser publicar informação, sempre importante e pertinente, queira enviar para: porsantamartadeportuzelo@gmail.com

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Plano de Formação 2012

 

Informamos que o Plano de Formação de 2012 do Centro de Formação Profissional de Viana do Castelo já está aprovado. Todos os interessados poderão consultá-lo no site do Centro de formação de Viana do Castelo em: www.iefp.pt/formação


Por Santa Marta de Portuzelo

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ceia de Reis das Guias de Sta Marta

No sábado, dia 7 de Janeiro, as Guias de Santa Marta realizaram em conjunto com os seus pais, amigas/os e antigas guias a ceia de Reis que teve lugar no salão das taças, no Centro Paroquial.
Foi com grande entusiasmo e espírito Guidista que as guias após um intervalo de férias de Natal se voltaram a reencontrar! Após o jantar as guias foram apresentando aos convidados ou a peça de teatro, ou a música, e/ou os jogos o que tivessem preparado na reunião de sede naquela tarde. As mais pequeninas cantaram o hino das Avezinhas e dançaram uma música com uma coreografia espontânea, as Aventuras já mais velhinhas cantaram o seu hino e apresentaram um poema sobre os Reis Magos e por fim as Caravelas animaram os convidados com os seus jogos.
Os pais, as amigas/os, e antigas guias participaram activamente neste convívio Guidista, agradecemos a participação de todos e a boa disposição presente!
Um obrigada de todas as Guias da Companhia de Santa Marta.
Canhota Amiga,
Estagiária Ana Filipa Gomes

domingo, 29 de janeiro de 2012

Assembleia de Freguesia em Sessão Extraordinária


Realiza-se na próxima segunda-feira, dia 30 de Janeiro, pelas 21h30, na antiga Escola Primária de Samonde, a Assembleia de Freguesia em sessão extraordinária. A ordem de trabalhos terá um ponto único:
  1. Análise do Documento Verde da Reforma da Administração Local e consequente parecer;
Caro Santamartense participa e divulga pelos interessados.

Por Santa Marta de Portuzelo

sábado, 28 de janeiro de 2012

Caminhada e Meia Maratona Manuela Machado


No passado dia 22, domingo, realizou-se a XIV Meia Maratona Manuela Machado, que fez o seu percurso passando por Santa Marta de Portuzelo, bem como a Mini Maratona e a Caminhada, num percurso realizado em Viana do Castelo. Fizemos um pequeno registo fotográfico do evento muito bem organizado, sinal de orgulho para a nossa cidade e para o nosso concelho, tendo a presença de mais de 5500 participantes, 2200 dos quais na prova principal.
Registamos a vitória masculina de Rui Pedro Silva e feminina de Marisa Barros.
Na Mini Maratona Manuela Machado registamos o 4º lugar do santamartense José Alberto Araújo que já tem registado bons resultados em provas nacionais,  defendendo a camisola dos Cyclones Sanitop.
José Alberto Araújo - 4º lugar na Mini Maratona Manuela Machado



Por Santa Marta de Portuzelo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Santamartenses ilustres

Comendador António Parente Ribeiro e sua esposa D. Elvira Parente Ribeiro, benfeitores da freguesia e construtor da Avenida com o mesmo nome.



Por Santa Marta de Portuzelo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cidadão de Mérito para João Cunha




A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no passado dia 20, dia em que se comemorou os 164 anos da elevação a cidade, agraciou a título póstumo o santamartense Manuel João Gomes da Cunha, mais conhecido por João Duro, com a atribuição do galardão “Cidadão de Mérito”.

O texto de referência diz o seguinte: Artesão, natural de Santa Marta de Portuzelo, dedicou toda a sua vida à produção dos chinelos bordados que completam os Trajes Regionais, sendo um dos poucos artistas que ainda fazia este ofício de forma artesanal. Dedicou toda a sua vida à divulgação do “Trajar à Vianesa”, produzindo, com muita arte e originalidade, chinelas bordadas de forma completamente artesanal, de desenho exclusivo e único para Ranchos Folclóricos, Museus e público em geral. Faleceu em Santa Marta de Portuzelo no dia 8 de Novembro de 2011.
Pelo seu percurso, dedicação e empenhamento na preservação de uma arte que retrata os usos e costumes de uma região, tendo mantido e preservado uma atividade tão importante para a etnografia vianense, é atribuído a Manuel Gomes da Cunha, o título de “Cidadão de Mérito” a título póstumo.

João Natálio Cunha, filho do homenageado, recebeu das mãos da Presidente da Assembleia Municipal o título atribuído, tendo referido que era uma honra receber tal distinção
 
Por Santa Marta de Portuzelo

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Semáforos

É com muito agrado que constatámos que os semáforos da rua de Santa Marta, depois de alguns meses parados, já funcionam.
Alertamos os automobilistas que não se esqueçam de respeitar os semáforos.

Por Santa Marta de Portuzelo

Ato eleitoral da ACDSM


No passado dia 21 decorreram as eleições para os Órgãos Sociais da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo.
Os resultados foram os seguintes: votantes, 47; Lista A, 47; brancos, 0; nulos, 0.
A Direção eleita é presidida por Hugo Miguel Fernandes Borlido.
Desejamos-lhes um bom trabalho.

Elementos da Mesa da Assembleia de voto


Por Santa Marta de Portuzelo

Resultados da 13ª jornada dos Veteranos de Futebol

Correlhã 1 - Santa Marta 1

 Classificação de pois da 13ª jornada, realizada do passado sábado, dia 21

Por Santa Marta de Portuzelo

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Antestreia do filme Cônsul de Bordéus

No dia 21 de janeiro decorreu em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, a antestreia do filme Cônsul de Bordéus dos realizadores João Correa e Francisco Manso. Uma boa parte deste filme foi rodado em Viana do Castelo.
O personagem de Aristides de Sousa Mendes é desempenhado por Vítor Norte. Do elenco destacam-se ainda os atores: Carlos Paulo, Leonor Seixas, Joaquim Nicolau, Pedro Cunha, São José Correia, Laura Soveral, Jorge Castro Guedes, António Capelo e os espanhóis Manuel de Blas, Miguel Borines e Monti Castinheiras.
Foi com agrado que tivemos conhecimento que alguns jovens santamartenses foram figurantes neste filme.
Aqui deixamos algumas fotografias com a figurante santamartense, Rita Moreira, e vários atores.







Por Santa Marta de Portuzelo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Reforma da administração local em debate

 
O Blogue Por Santa Marta de Portuzelo, no passado dia 20 do corrente mês de Janeiro, promoveu um debate, que ocorreu nas instalações do Centro de Formação Profissional de Santa Marta de Portuzelo e contou com a presença dos Presidentes de Junta das Freguesias de Nogueira, Cardielos, Serreleis, Santa Marta de Portuzelo e Outeiro.

O debate permitiu que cada autarca manifestasse a sua opinião sobre a reforma administrativa, o trabalho que tem ou não desenvolvido em prol do Documento Verde da Reforma da Administração Local e sugestões para aplicação no futuro próximo relativas à matéria em causa.
Todos os autarcas presentes manifestaram muitas dúvidas sobre a forma como está a decorrer a fase de prelúdios, que não é considerada esclarecedora e que, tudo indica, vira-se contra as populações. Um autarca afirmou que não foi eleito para acabar com a sua freguesia. Explicou que a proximidade presente em inúmeros serviços prestados pela Junta tende a acabar. Referiu que a identidade cultural e a idiossincrasia própria de cada terra, apesar de estarem todas próximas e abertas ao mundo, nunca foi uma desvantagem, que agora poderá sofrer fortes represálias num processo de junção incongruente e injusto.
Não passou despercebido o processo de regionalização que muito poderia ajudar se eventualmente tivesse seguido em frente no passado. Não se concordou com uma reforma administrativa que apenas pretende reduzir freguesias, sendo muito redutor o caminho que está apontado, porquanto os critérios deveriam ser diferentes, conforme as regiões do país. Lembrou-se a necessidade de respeitar o poder local, conquista do 25 de Abril, e que em breve será reduzido a um mero prestador de serviços das Câmaras Municipais, as quais continuam a ver o seu poder a aumentar. Acabar com alguns municípios, até porque é aí que estão muitos sorvedouros e interesses, seria uma boa decisão. Mas a preocupação fundamental dos autarcas presentes prende-se essencialmente com o apagamento inevitável a que a freguesia que administra estará condenada por mais mezinhas que se apliquem para apaziguar e paternalmente convencer que se trata de uma reforma aceitável. Reorganizar, criar um agrupamento de freguesias, uma associação de freguesias, rentabilizar e optimizar os meios que cada freguesia dispõe colocando aos serviço das circunvizinhas, são alternativas à redução do número de Freguesias.
A intervenção do público foi relevante, de uma forma geral deram importância ao papel das Juntas de Freguesia no que concerne ao desenvolvimento local e ao apoio às populações, não esquecendo, como referiu o ex-autarca Luís Gonzaga que o êxodo para os espaços rurais e afins será cada vez maior devido às circunstâncias que afetam uma grande parte da população que terá de se socorrer da terra para sobreviver, o que traduz a necessidade de fortalecer os órgãos autárquicos para melhor operarem em prol da população.
À guisa de conclusão todos manifestaram que o mais proveitoso seria passar do “livro verde” para o “livro branco”, ou seja suspender o diploma e recomeçar. E como nunca é tarde para recomeçar ….
 
 
Por Santa Marta de Portuzelo

domingo, 22 de janeiro de 2012

Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo - Rusga de Santa Marta, dia 16/01/2012 na RTP

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo esteve no passado dia 16, deste mês de Janeiro, no programa Praça da Alegria, da RTP. Para quem não teve a oportunidade de assistir à sua apresentação aqui fica um vídeo da Rusga de Santa Marta, dançado por quem sabe dançar.
Parabéns ao Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.


Por Santa Marta de Portuzelo

sábado, 21 de janeiro de 2012

Texto de Opinião - OS CUSTOS DE TER CASA PRÓPRIA


Por Carlos Antunes



É impressionante a ação pedagógica exercida por muitos daqueles que contribuíram para a atual situação financeira e económica e que vivem no topo da fartura e abundância quando dizem: “não podemos continuar a viver acima das nossas possibilidades”. Em vez de perguntar o que é viver acima das nossas possibilidades a seguramente mais de 70% dos portugueses, digo: querem que os seus cidadãos se preparem e adaptem à pobreza! É efetivamente a falta de esperança e um designo para Portugal.

Em defesa dos chamados iluminados, surge sempre um argumento (e que eu não ignoro) que a crise é da Europa e do mundo. A que eu replico que é a resposta à fragilidade e submissão da política ao capital e, no caso concreto de Portugal, a medidas (ou falta delas) inadequadas ou inexistentes, não esquecendo aqueles que nos levaram à atual situação.

Isto a propósito de uma medida prevista pelo governo, que passa um pouco à margem da discussão pública e que é muito gravosa para milhões de portugueses – o IMI –, isto é, a atualização do Imposto Municipal sobre Imóveis.

Ora, num momento em que a carga fiscal recai sobre as famílias e os respetivos rendimentos do trabalho, em que os números do desemprego são aterradores e com tendência para aumentar, em que a banca não cumpre por quebra nos rendimentos (o mesmo acontecendo às famílias, porque alguns desses proventos foram vergonhosamente retirados pelo estado, que se pensava pessoa de bem), a atualização do valor patrimonial tributário dos prédios assume-se como uma decisão brutal.

Não podemos ignorar que, fruto da recessão, os imóveis têm hoje menos valor, por isso, como pensar em rever com justiça e precisão o valor tributável em função do mercado? A fazê-lo, neste caso seria para uma redução de impostos. Nem podemos olvidar que foi com grande sacrifício que muitas famílias adquiriram a sua habitação, sem encargos para o estado, sem créditos, movimentando a própria economia, fundamentalmente nos casos de habitação própria. Mesmo em relação à segunda habitação as pessoas investiram, não deixaram o dinheiro debaixo do colchão ou em paraísos fiscais, e investiram depois de pagar os seus impostos.

Reconheço que há prédios antigos ou restaurados que nunca foram reavaliados, aí sim poderá haver um acerto gradual.

Não sou contra o IMI, até por se tratar de uma receita das autarquias, embora, e como é do conhecimento público, muitas vezes esbanjado em obras que satisfazem apenas o ego dos autarcas e são um poço sem fundo em termos de custos de manutenção; contudo discordo com o momento, principalmente pelos argumentos atrás referidos, mas também com o brutal aumento que se adivinha, tendo o próprio governo reconhecido o erro e recuado, limitando os valores máximos do aumento por ano, o que mesmo assim não deixa de ser preocupante e não deixa de ser também uma forma do próprio governo ajustar os cortes para as autarquias, atenuando o impacto à custa do “mexilhão” (os mesmos de sempre).

Isto tem sempre uma enorme capa protetora que é a Troika, mas sabemos que não é de todo assim, pois, caso contrário, o corte na T.S.U. não poderia ter sido suspensa.
Por isso, basta! Não é possível sacrificar mais as famílias! É vital que impere o bom senso.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Janeiras da APAIS no dia 15 em Santa Marta de Portuzelo








A Associação de Pais do Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo cantou em vários locais da freguesia, no passado domingo. Aqui fica o registo que encontramos no seu blogue.


Por Santa Marta de Portuzelo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Resultados da 12ª jornada dos Veteranos de Futebol


Santa Marta 4 - Campo 4



Próximo jogo, sábado dia 21, pelas 15h30: CORRELHÃ - SANTA MARTA 

Por Santa Marta de Portuzelo

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lista Candidata aos Órgãos da ACDSM




Publicamos a lista candidata aos Órgãos Sociais da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, para o Biénio 2012-2014.
O ato eleitoral realizar-se-á no próximo sábado, dia 21, entre as 15h e as 19h.

Por Santa Marta de Portuzelo

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Janeiras em Viana no dia 20

A Escola de Folclore e o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo vão participar, no próximo dia 20, sexta-feira, pelas 21h30, no Encontro de Janeiras 2012, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, realizado na Praça da República, na companhia de mais 18 grupos oriundos do concelho.
Os Grupos cantarão músicas tradicionais desta quadra.

Por Santa Marta de Portuzelo

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Reforma da Administração Local - sexta-feira, 21H30

No seguimento da sessão realizada no passado dia 7 de Dezembro, o Blogue Por Santa Marta de Portuzelo vai organizar, novamente, uma sessão pública com a participação e intervenção dos Presidentes de Junta de Cardielos, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Marta de Portuzelo e Serreleis.
Será dado espaço de intervenção ao público, no sentido de questionarem os presentes ou mesmo mostrarem a sua posição, relativamente a este assunto.

Dia: 20 de janeiro, sexta-feira
Hora: 21h30
Local: Auditório da Escola Profissional, Santa Marta de Portuzelo

PARTICIPEM E DÊEM O VOSSO CONTRIBUTO.

Por Santa Marta de Portuzelo

domingo, 15 de janeiro de 2012

Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo na RTP




O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo vai ao programa "Praça da Alegria", da RTP, na próxima segunda-feira, dia 16, entre as 10h e as 13h.
Como já nos tem habituado vai ser, de certeza, um momento prestigiante para os Santamartenses.

Por Santa Marta de Portuzelo

sábado, 14 de janeiro de 2012

Associação de Pais canta as Janeiras este fim de semana

Como já é tradição a Associação de Pais do Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo vai cantar as Janeiras na Freguesia e em Viana do Castelo.
A informação que se encontra no seu blogue que poderão consultar clicando aqui é:
 
"Chegou o mês de janeiro e com ele as tradicionais janeiras. A Associação de Pais não quer deixar morrer esta tradição, por isso, vamos todos afinar as vozes e cumprir esta missão.
Aqui vai o calendário

1ª atuação: dia 15 de janeiro (domingo) às 9h45 no adro da Igreja Paroquial de Santa Marta

2ª atuação: dia 21 de janeiro (sábado) às 11h00 na praça da República em Viana.

Contamos com todos."
 
Terão o nosso apoio e dos Santamartenses, claro. 
Esperemos que o tempo ajude.
 
 
Por Santa Marta de Portuzelo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Futebol de Veteranos joga em Casa



A Equipa de Futebol de Veteranos de Santa Marta joga este sábado, dia 14, pelas 15h30, com a equipa de Campo, em jogo a contar para a 12ª Jornada. O jogo realiza-se no campo de futebol do Centro Paroquial.
Aparece e apoia a equipa da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta.

Por Santa Marta de Portuzelo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Projecto da Pedreira de Granito Ornamental P89 de Samonde




Este Projecto acima mencionado está sujeito a um procedimento de avaliação de impacte ambiental.
O CCDR-N informa que, enquanto autoridade responsável de Avaliação de Impacte Ambiental, toda a documentação está disponível para consulta até ao dia 19 de Janeiro, em vários locais, nomeadamente na Câmara Municipal de Viana do Castelo e Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo.
Clique na imagem e visite o site da CMVC.



Por Santa Marta de Portuzelo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Resultado do Jogo Neves - Santa Marta

A Equipa de Futebol de Veteranos da ACDSM perdeu com o Neves, no seu campo, por 3-2, jogo a contar para a 11ª jornada, realizado no passado sábado.


Classificação depois da 11ª jornada:

 Por Santa Marta de Portuzelo

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vitórias da Equipa de Minibasquete da ACDSM

A Equipa de Minibasquete da ACDSM ganhou todos os jogos disputados, no dia 8, domingo, no XI TOURNÉ DISTRITAL DE MINIBASKET, realizado em Monção.

Os resultados foram:

ACDSM 36 - C.B. Viana A 24
ACDSM 48 - E.D. Viana B 12
ACDSM 56 - Monção B.C. 0

Parabéns aos jogadores, aos Pais que andam sempre com os filhos e à Associação e seus Treinadores.



Por Santa Marta de Portuzelo
Posted by Picasa

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Salinas de Santa Marta

Para todos aqueles que desde há muito tempo se mostraram peocupados com a situação da margem do rio Lima, na denominada zona das Salinas, Por Santa Marta de Portuzelo tem novidades para vos dar. A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no passado dia 12 de dezembro emitiu o Relatório Preliminar do ajuste directo de adjudicação da empreitada de "Requalificação das margens do Rio Lima - Portuzelo" - Proc. 171/A1/11, no qual considerou a proposta apresentada pela empresa Primus Lean - Engenharia e Construção, Lda, como a mais vantajosa.

Acreditamos que agora será apenas uma questão de tempo e, não teremos que aguardar tanto tempo pela solução como esperámos pela decisão.



Oportunamente, já tínhamos dado conta do que estava a ser feito a este respeito (23/02/2011)


Por Santa Marta de Portuzelo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, é aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de "alguns magos do Oriente" que foram três , e que ocorreu no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Em Portugal e também em outros países as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes doces, salgados etc... No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde é servido doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento.

 
Por Santa Marta de Portuzelo

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vamos cantar as janeiras?

Ao mês de janeiro está associado a tradição das Janeiras.  Estamos no início do mês e o Por Santa Marta de Portuzelo aguarda que grupos percorram a nossa freguesia, não deixando assim morrer esta tradição.
Deixamos aqui a letra de uma canção de Zeca Afonso sobre as Janeiras. 


  Natal dos Simples



Letra e música: Zeca Afonso






Cantares de Andarilho



Vamos cantar as janeiras

Vamos cantar as janeiras

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas solteiras



Vamos cantar orvalhadas

Vamos cantar orvalhadas

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas casadas



Vira o vento e muda a sorte

Vira o vento e muda a sorte

Por aqueles olivais perdidos

Foi-se embora o vento norte



Muita neve cai na serra

Muita neve cai na serra

Só se lembra dos caminhos velhos

Quem tem saudades da terra



Quem tem a candeia acesa

Quem tem a candeia acesa

Rabanadas pão e vinho novo

Matava a fome à pobreza

Já nos cansa esta lonjura

Já nos cansa esta lonjura

Só se lembra dos caminhos velhos

Quem anda à noite à ventura

Por Santa Marta de Portuzelo





quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Atividade desportiva do Fim de Semana



Campeonato de Veteranos de Futebol

Neves - Santa Marta
hora - 15h30

Tourné Distrital de MiniBasquete

Local: Monção
hora: entre as 14h e as 18h
Com a participação da equipa da ACDSM.

Por Santa Marta de Portuzelo